Lisboa foi a cidade escolhida para acolher a reunião de parceiros da EUROBAN. Durante 3 dias – de 5 a 7 de fevereiro de 2018 – foram debatidas questões relacionadas com as condições precárias dos trabalhadores/as das plantações do setor bananeiro, os desafios ambientais, económicos e sociais que o setor enfrenta e a importância do papel dos sindicatos na defesa dos direitos laborais. Foram também planeados os próximos passos a seguir por parte desta rede europeia.

Esta reunião foi organizada pelo IMVF, entidade coordenadora do projeto Fruta Tropical Justa em Portugal e contou com a presença de 28 parceiros de várias Organizações Não Governamentais (ONG) europeias, entre as quais, a Banana Link (Reino Unido) e a BanaFair (Alemanha), membros ativos da EUROBAN, e vários representantes de organizações de agricultores e trabalhadores de plantações africanas, na América Latina e nas Caraíbas.

O projeto Fruta Tropical Justa tem trabalhado com os parceiros da EUROBAN no sentido de envolver mais organizações de novos países-membros, desenvolver uma estratégia de financiamento sustentável e empoderar os parceiros do projeto a envolverem-se no Fórum Mundial da Banana (WBF), para melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores das plantações tropicais.

Alguns dos assuntos abordados relacionaram-se com a situação da indústria bananeira e as relações sindicais latino-americanas, o Fórum Mundial da Banana (WBF), tendo sido partilhados os resultados da última conferência e discutidas as atividades futuras, e o progresso do trabalho rumo a um instrumento internacional juridicamente vinculativo para monitorizar a atuação das multinacionais – um Tratado Vinculativo. Foram também discutidas novas estratégias para a certificação e apresentadas alternativas sustentáveis à produção em monocultura.

A EUROBAN é uma rede europeia de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que procura definir estratégias para garantir que o setor da Fruta Tropical é socialmente justo, ambientalmente sustentável e economicamente viável.

Fotos do evento aqui por Guto | Âmago

Spread the love