O projeto Programa de Reforço dos Atores Descentralizados foi um dos 12 projetos de cooperação descentralizada – entre 42 candidatos – selecionados para o PLATFORMAwards, prémio atribuído pela PLATFORMA, uma organização que representa mais de 100.000 governos locais e regionais empenhadas na cooperação para o desenvolvimento de nível local e regional. Nesta primeira edição, a PLATFORMA recebeu 25 candidaturas, representando 42 projetos de cooperação descentralizada de 75 governos locais e regionais de 30 diferentes países.

Este projeto foi implementado pelo IMVF e a Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Câmara Municipal do Maio (Cabo Verde) e a Câmara Distrital de Água Grande (São Tomé e Príncipe), entre janeiro de 2011 e dezembro de 2014. Este visou consolidar a capacidade de atuação do poder local e da sociedade civil cabo-verdiana e são-tomense, promovendo ações de capacitação, dinamizando o tecido económico, incentivando as mutualidades de saúde e os canais de participação cidadã. Foi possível formar centenas de pessoas, rever os Planos de Desenvolvimento Municipal de ambos os territórios, melhorar o acesso à água a mais de 9.000 pessoas e realizar vários intercâmbios.

As três melhores parcerias vão ser anunciadas durante a cerimónia de entrega de prémios no Comité Europeu das Regiões, em Bruxelas, no dia 21 de março de 2018. Os vencedores recebem uma viagem de estudo a Bruxelas (em conjunto com o seu parceiro) e o acesso à rede PLATAFORMA durante um ano. O primeiro classificado receberá ainda um prémio que consistirá na produção de um vídeo, no valor de 10.000 €, destinado a promover o projeto.

O Programa de Reforço dos Atores Descentralizados não ficou entre os três vencedores. No entanto, o júri do prémio reconheceu o seu importante contributo “para a construção de sociedades abertas e inclusivas” e “a ação internacional a nível local para lutar contra as mudanças climáticas, implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas e apoiar a ação externa da União Europeia”.

Spread the love