PT | EN


Estudos Estratégicos

A área de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento acrescenta à normal atividade do IMVF uma dimensão think tank de análise política sobre questões relevantes para a compreensão e reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação internacional, assumindo-se como um pólo agregador e produtor de conhecimento e de debate nesta área.
 
As atividades e outputs, que têm por base uma investigação prática e útil sobre as temáticas, são materializadas em (1) ações de debate, como conferências e mesas redondas; (2) estudos e projetos, incluindo uma parceria com a Cooperação Portuguesa e o ECDPM e (3) séries de publicações. Sempre que relevante as ações são realizadas em parceria e em rede com outras instituições, de modo a reforçar o seu alcance, aumentar a sua viabilidade e potenciar os seus resultados.
 
As publicações divulgadas no âmbito da área de Estudos Estratégicos são um motor de expressão de iniciativas e de tendências, respeitando a pluralidade de ideias e, como tal, as opiniões transmitidas são da exclusiva responsabilidade dos autores não podendo, em caso algum, ser tomadas como expressão das posições do Instituto Marquês de Valle Flôr. 

Se quer receber o convite para os nossos eventos e iniciativas, envie-nos um email com os seus contactos (nome, instituição, telefone e morada) para imvf@imvf.org
 
Partilhar:
Homepage Imprimir Enviar
22 Feb 2017

Projeto Fruta Tropical Justa: Estarão os direitos laborais na América Central protegidos pelos novos proprietários da Fyffes?

28 organizações da América Latina, Caribe, Europa e Estados Unidos, reunidas em Bolonha, entre 21 a 24 de fevereiro de 2016, questionam os diretores da FYFFES, recentemente adquirida, sobre as contínuas violações dos direitos dos trabalhadores na Costa Rica e nas Honduras. No âmbito da campanha internacional “Freedom & Fairness for Fyffes Workers“, continuamos a assistir a despedimentos sistemáticos de membros sindicais da filial hondurenha Fyffes Suragroh.
16 Feb 2017

Convite à apresentação de propostas: implementação do Plano de Desenvolvimento Agrícola Regional (PDAR) na Guiné-Bissau

No quadro do projeto UE-ACTIVA - Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura - Eixo 1: Governação Territorial foi lançado o convite, dirigido às dirigido às Organizações da Sociedade Civil (OSC) guineenses, para a apresentação de propostas para a implementação do Plano de Desenvolvimento Agrícola Regional de Bafatá, Quinara e Tombali, na Guiné-Bissau.
16 Feb 2017

Programa UE-PAANE publica documento sobre os resultados alcançados entre 2011 e 2016

Um documento que sintetiza o trabalho desenvolvido, ao longo de 5 anos, no âmbito do Programa de Apoio aos Atores Não Estatais (UE-PAANE) “Nô Pintcha Pa Dizinvolvimentu", implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e pela CESO CI, e financiado pela União Europeia.
14 Feb 2017

Redes para o Desenvolvimento promoveu formação em Gestão do Ciclo do Projeto

Miranda do Corvo foi o município que acolheu, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2017, a ação de formação em Gestão do Ciclo do Projeto, promovida no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente.
13 Feb 2017

Ciclo de Conversas Coerente: primeiro evento público do projeto

"Porque falamos de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento Sustentável?" foi o mote da primeira sessão do ciclo de Conversas Coerente, uma iniciativa do projeto Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável, que decorreu na manhã do dia 10 de fevereiro de 2017, no Auditório do Camões, I.P e que contou com a participação de cerca de 40 pessoas.