O dia 31 de outubro de 2011 fica para a história como o dia em que, segundo as Nações Unidas, a população mundial atingiu o marco de 7 mil milhões de habitantes, mais mil milhões do que há 13 anos atrás.

Os dados populacionais continuam a crescer: apesar da redução da taxa de natalidade, só no século XX, a população quadruplicou, acompanhada de um aumento no nível de vida, as taxas de mortalidade infantil desceram, os cuidados de saúde aumentaram e a esperança média de vida duplicou.

Estas alterações foram também acompanhadas por um aumento na produção de alimentos. Registaram-se décadas de progressos na redução da fome e no número de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza.

Contrariamente, com o início da recessão económica global em 2008 – que parece não ter fim à vista – e duas crises alimentares sucessivas (2007-08 e 2010-11) mais de 150 milhões de pessoas voltam a viver hoje abaixo do limiar mínimo de subsistência, com graves carências alimentares, de acesso a saneamento básico e a água potável. Em 2015 serão já 3 mil milhões a viverem em países em que a água disponível per capita é menor do que a necessária para satisfazer todas as necessidades alimentares, industriais e domésticas.

Acesso a água potável em imagens.

https://www.youtube.com/embed/UNRKaiRBmzQ

Spread the love