No quadro dos debates sobre a definição de um quadro global para o Desenvolvimento pós-2015, o Instituto Marquês de Valle Flôr assume hoje uma posição relativamente à Saúde como vetor fundamental desta agenda.
Face às disparidades que ainda persistem entre países e dentro dos próprios países, no que respeita às metas materializadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, o IMVF manifestou hoje a intenção de participar ativamente na construção de uma agenda do Desenvolvimento no pós-2015 focada na promoção da igualdade de oportunidades e direitos e do acesso universal e igualitário à Saúde.
A definição de um objetivo específico, abrangente e de alto-nível nesta área deverá passar pela criação e implementação de uma agenda transformadora, por uma atenção especial à igualdade na saúde das mulheres, por um reforço dos investimentos e por um empoderamento das comunidades, cujo papel deverá ser valorizado e a quem deverá ser atribuída uma responsabilização explícita nos novos desafios globais.
Com mais de 60 anos de atividade em prol do Desenvolvimento, o IMVF assume assim o seu compromisso de continuar a trabalhar em prol das pessoas e do seu bem-estar. Consulte o documento completo AQUI.
(Créditos fotografia: Tiago Miranda/Expresso)