O Escola + aderiu à iniciativa Matemática do Planeta Terra 2013 (MPT 2013), desafio à escala mundial que consiste no desenvolvimento de atividades científicas que tornem visível o papel que a matemática desempenha em questões que afetam o nosso planeta Terra, sensibilizando e consciencializando a sociedade civil para estas temáticas.

Ao longo de 2013 serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a matemática em São Tomé e Príncipe, tendo sido lançado um concurso para escolas, ONGD, fundações e público em geral, pretendendo-se que os participantes desenvolvam trabalhos subordinados às quatro áreas temáticas lançadas pelo comité internacional MPT 2013, nomeadamente “um planeta para descobrir”, “um planeta suportado por vida”, “um planeta organizado por humanos” e “um planeta em risco”, com os trabalhos a integrarem uma exposição itinerante.

As inscrições para este concurso estão abertas até 29 de junho. Para mais informações e inscrições, os interessados poderão dirigir-se ao Centro Cultural Português ou ao centro de formação e recursos Ke Mese no Liceu Nacional. A programação da iniciativa pode ser consultada aqui

O desafio subjacente à iniciativa Mathematics of Planet Earth 2013 (MPE 2013) ou, na versão portuguesa, Matemática do Planeta Terra 2013, foi lançado durante o Congresso Internacional da Matemática de 2010, na Índia, tendo a abertura oficial da iniciativa decorrido a 5 de março de 2013, na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal a cerimónia de abertura decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, tendo sido estabelecida uma parceria com São Tomé e Príncipe que respondeu positivamente a este desafio. Por todo o mundo diversas sociedades, associações, universidades, fundações e institutos de investigação vão dedicar o ano de 2013 a este projeto.

Atualmente existem seis parceiros portugueses no MPE 2013, nomeadamente a Associação de Professores de Matemática, Associação Ludus, Centro de Investigação Matemática, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Sociedade Portuguesa de Matemática.

Spread the love