A Rede da Sociedade Civil para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Guiné-Bissau (RESSAN-GB) e o Programa Descentralizado de Segurança Alimentar e Nutricional nas Regiões da Guiné-Bissau II (PDSA), realizarão nos próximos dias 11 e 12 de setembro, em Bissau, o primeiro Fórum Sociedade Civil, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional que terá como objetivos sensibilizar as organizações da área da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o público em geral para a importância das redes da sociedade civil na promoção da Soberania e SAN e das respetivas áreas temáticas.

Pretende-se, ainda, contribuir para o reforço da capacidade crítica e de reflexão das organizações participantes no âmbito das temáticas debatidas e para a sua participação na construção de estratégias e sinergias favoráveis à Soberania e SAN.

Durante dois dias serão abordados diferentes temas relacionados com a Segurança Alimentar e Nutricional na Guiné-Bissau, destacando-se as questões produtivas e organizacionais; aspetos ligados aos mercados; aspetos políticos; o acesso à alimentação e qualidade dos alimentos; educação do consumidor; informação dos produtos e alimentação materno-infantil; redes de organizações da sociedade civil.

Espera-se também contribuir para respostas aos desafios sociais, económicos e agroalimentares, apontando soluções locais e ao nível nacional, partindo da concertação, articulação e trabalho em rede das Organizações da Sociedade Civil (OSC) guineenses que trabalham para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Este fórum contará com a participação de redes congéneres ao nível da CPLP que partilharão as respetivas trajetórias e experiências no âmbito da promoção da Soberania e SAN.

O evento, que terá lugar no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, em Bissau, com o início marcado para as 9 horas do dia 11 de setembro, é cofinanciado pela União Europeia, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e algumas organizações-membro da RESSAN.

Consulte o programa aqui.

Spread the love