Uma nova base de dados com informação geográfica sobre a Segurança Alimentar e Nutricional na Guiné-Bissau vai permitir às organizações e parceiros a intervir no setor uma melhor coordenação do seu trabalho.

Resultado de um protocolo entre o IMVF, a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau (MADR), foi criada uma nova base de dados e um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com vista a agregar conteúdos no domínio da Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para a continuidade do processo de desenvolvimento.

Várias organizações e parceiros tentam ajudar a Guiné-Bissau a melhorar o seu setor agrícola e lutar contra os efeitos nefastos das crises (financeira e alimentar) que afetam os agricultores, para que atinjam um nível de segurança alimentar aceitável. Esses apoios são traduzidos, essencialmente, em projetos, que estão em curso em diversas regiões do país, executados pelas ONG e/ou pelas estruturas locais de gestão, em parceria com o Governo.

A iniciativa agora implementada visa aumentar a eficácia do trabalho destes atores, limitando as duplicações e favorecendo a complementaridade entre projetos e atividades, de forma a rentabilizar os financiamentos. Sai também a ganhar o MADR, que vê assim reforçada a sua capacidade para coordenação, assumindo mais facilmente a sua responsabilidade de seguimento das intervenções no terreno, a nível central e regional.

O contributo dos diferentes parceiros, fornecendo informação contínua ao MADR sobre os respetivos projetos em curso é fundamental para os esforços de concertação e para obtenção de sinergias entre as diferentes intervenções, contribuindo fortemente para a eficiência da ajuda ao desenvolvimento.

A base de dados já criada tem sido alimentada ao abrigo do protocolo, pelos técnicos do MADR, e está disponível para consulta por todos os parceiros de desenvolvimento interessados.

Esta e outras notícias estão disponiveis na última edição da newsletter KEBUR.

Spread the love