Como podem as ONGD adaptar as ferramentas de marketing à cidadania global? Como ser criativo mantendo a integridade na mensagem? Promovida pelo IMVF e dinamizada pela agência de publicidade FUEL, a IIª Ação de Formação do projeto Jovens Urbanos Ativos: Estilos de Vida ODM procurou dar resposta a estas questões.
Num mundo de interdependências seria de esperar que a promoção da luta contra a pobreza, igualdade de género, consumo sustentável, comércio justo, educação universal de qualidade e acessível para todos, entre outros temas estruturantes da cidadania global, fossem reconhecidos e debatidos em todos os setores da sociedade.
Com uma sólida atividade na promoção e sensibilização dos temas do Desenvolvimento, os departamentos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global das ONGD portuguesas tentam diariamente sensibilizar a sociedade civil para que todos reconheçam e consigam interpretar as interdependências mundiais, de modo a que possam assumir o seu papel de agentes transformadores de uma sociedade que se quer mais justa e inclusiva. A pensar nos desafios e dificuldades que estas organizações do terceiro setor enfrentam no campo da comunicação, o IMVF promoveu, no dia 24 de janeiro, no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a formação “Estratégia de Comunicação” em parceria com a agência de publicidade FUEL.
Com experiência reconhecida de mercado, a FUEL acentuou a importância da definição de objetivos claros na comunicação institucional, sendo muito importante que estas apresentem uma coerência entre os valores da organização e a mensagem transmitida. Da teoria à prática, os técnicos das ONGD puderam também aprender a fazer um briefing criativo, procurando incorporar as lições aprendidas. A valorização dos projetos através da comunicação low cost esteve também em cima da mesa, um tema importante e útil, tendo em conta a conjuntura económica e social atual.
Porque pequenos gestos diários podem fazer toda a diferença, mudar comportamentos e perceções é a palavra de ordem. Aprender a comunicar melhor é a chave para garantir que as mudanças que procuramos promover são de facto entendidas pelos nossos destinatários. Temos de ser claros, diretos e concisos.
Em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, o projeto “Jovens Urbanos Ativos: Estilos de Vida & ODM“, promovido pelo IMVF e cofinanciado pela Comissão Europeia e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., pretende aproximar-se de um setor específico da sociedade portuguesa e até agora ainda não identificado como uma prioridade pelas ONGD: os Jovens Urbanos Ativos, com idades entre os 25 e os 35 anos, profissionalmente inseridos nos lugares de administração, chefes de gabinete, gestores, criativos e académicos, motivando-os a adotar um estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável através da divulgação, promoção e mobilização.
Saiba como adotar um novo estilo de vida em Connected for a Better World.