No final do segundo ano do projeto de melhoria do acesso a serviços sociais básicos, na Indonésia, as obras no abastecimento de água nas 10 aldeias da ilha das Flores estão terminadas, contabilizando-se cerca de 7.379 beneficiários diretos nesta intervenção.
A intervir no país desde janeiro de 2011, o IMVF, em parceria com a administração da regência das Flores Timur e com o financiamento da Cooperação Portuguesa, tem como intuito apoiar a concretização das políticas e estratégias de desenvolvimento locais, centrando-se no reforço e alargamento de infraestruturas sociais de base junto das comunidades mais vulneráveis.
Com o primeiro ano a ser dedicado à realização de diagnósticos e estudos técnicos, o ano de 2012 foi dedicado exclusivamente à componente de abastecimento de água. 11 meses após o início desta atividade, as obras nas quatro nascentes e nas 10 aldeias intervencionadas, no distrito de Larantuka, estão terminadas, com a intervenção a incluir o reforço dos sistemas de captação, adução de água, armazenamento e distribuição.
Decorreram também nas 10 aldeias beneficiárias atividades de sensibilização e formação na manutenção dos sistemas de abastecimento, de forma a poder dar sustentabilidade e continuidade ao projeto.
Mais informações sobre o Projeto de Melhoria do Acesso a Serviços Básicos na Indonésia aqui.