É um desejo antigo, alimentado pelo IMVF e pelas autarquias parceiras: a criação de uma Rede de Municípios Portugueses para a condução de atividades de Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Cooperação Descentralizada.

Tendo em vista a formalização desta Rede, reuniram no passado dia 29 de setembro, na sede do IMVF, técnicos das Câmaras Municipais de Loures, Marinha Grande e Oeiras, em conjunto com a equipa do projeto Redes para o Desenvolvimento.

Em cima da mesa estiveram temas como a natureza, os órgãos de gestão, as competências e atividades da Rede – e ainda os direitos e deveres dos membros. Para novembro, ficou acordada a apresentação da minuta dos Estatutos da Rede, pela Câmara Municipal de Oeiras, a ser depois levada a discussão na ação de formação “Planeamento Estratégico das Autarquias para a Cooperação e Desenvolvimento”, a decorrer entre 8 e 10 de novembro, em Tomar.

A criação e formalização de uma Rede de Municípios Portugueses para a Cooperação e Desenvolvimento surgiu no âmbito do Projeto “Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente”, considerando as mais-valias para os intervenientes e beneficiários finais: a partilha de conhecimentos, as parcerias e a troca de competências-chave, que permitem um trabalho mais eficaz e a rentabilização dos cada vez mais escassos recursos.

O “Redes para o Desenvolvimento”, cujo objetivo é reforçar o papel das autoridades locais portuguesas e alemãs enquanto agentes ativos de cooperação para o desenvolvimento, tem tido uma aceitação muito positiva, prevendo-se uma grande adesão a esta futura Rede.

Spread the love