Foi dado mais um passo em direção à formalização da Rede Intermunicipal para a Cooperação e Desenvolvimento: onze Câmaras Municipais estiveram reunidas, no passado dia 9 de Novembro, para analisar e aperfeiçoar o primeiro esboço dos estatutos da futura Rede.

Amadora, Cascais, Loures, Maia, Marinha Grande, Moita, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal e Setúbal participaram no encontro que integrou no Projeto Redes para o Desenvolvimento, uma iniciativa que promove o trabalho em rede e a partilha de boas práticas e informações entre os técnicos municipais.

A reunião permitiu, ainda, a apresentação de novas linhas de financiamento, orientadas para autoridades locais, com abertura prevista até ao final deste ano. Somente alguns meses após a formação em Elaboração de Projetos, prestada pelo projeto, os técnicos já partilham ideias e procuram parcerias para a apresentação de propostas, concretizando um dos principais objetivos do projeto: o trabalho em rede, entre Câmaras, para a Cooperação e Desenvolvimento.

Como previsto, o momento permitiu também a partilha de boas práticas entre autarquias, destacando-se o exemplo da Câmara Municipal de Loures com o Programa de Reforço dos Atores Descentralizados, projeto cujo objetivo passa pelo fortalecimento do poder local, nomeadamente da Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, e da Câmara Municipal do maio, em Cabo Verde, enquanto agentes dinamizadores do seu próprio desenvolvimento local.

 

Spread the love