Depois das edições anteriores deste evento terem ocorrido em Cabo Verde, Moçambique e Angola, coube este ano a São Tomé e Príncipe receber a 4.ª Edição da Reunião Luso-Africana de Oftalmologia, nos dias 5 e 6 de outubro.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Dr. Paulo Freitas, presidente do IMVF, assim como do Dr. Júlio Barros Andrade (ex-bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde), Dr.ª Manuela Carmona (presidente da SPO), Dr.ª Sílvia Van-Dunem (diretora do Serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de Luanda) e o Dr. Edgar Neves, médico e membro do IMVF.
Neste encontro, o IMVF e a Sociedade Portuguesa da Oftalmologia (SPO) levaram aos médicos locais conhecimentos técnicos que lhes permitirão rastrear as patologias oftalmológicas mais comuns, assim como minimizar a carência assistencial que existe nesta área da medicina. As sessões de treino ministradas centraram-se essencialmente na utilização do oftalmoscópio, para fazer observações de retina, com a SPO a oferecer 10 oftalmoscópios para serem distribuídos pelos Hospitais e Centros de Saúde, de forma a ficarem melhor equipados para dar resposta às necessidades existentes.
No dia 6 decorreu a cerimónia de encerramento, com a avaliação global do encontro a ser bastante positiva, pois oftalmologistas portugueses e médicos de São Tomé e Príncipe juntaram-se, uns para transmitir o seu conhecimento, outros para aprenderem, com um objetivo em comum: auxiliar a população de São Tomé a melhorar a sua saúde ocular.