Um protocolo de cooperação que vai permitir o recurso mais alargado e regular à telemedicina em São Tomé e Príncipe, foi assinado entre o Diretor Geral de Saúde, Dr. Francisco George, em representação do Ministério da Saúde de Portugal, o Dr. Amílcar Afonso, encarregado de negócios da Embaixada de São Tomé, em representação do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, e o Dr. Paulo Freitas, administrador do Instituto Marquês de Valle Flôr.

Inserido no projeto “Saúde para Todos”, este protocolo vem promover a eficiência e eficácia dos processos de evacuação sanitária com recurso à telemedicina, permitindo a orientação e aconselhamento à distância dos doentes, mas também dos profissionais de saúde são-tomenses na interpretação de exames, definição de diagnósticos e terapêuticas. Será também possível garantir uma melhor decisão face à necessidade (ou ausência dela) de evacuação, uma melhor orientação e programação dos casos direcionando-os a serviços específicos em Portugal e ainda, o seguimento do doente pós-regresso ao país de origem.

Com uma duração de 48 meses, este protocolo entre São Tomé e Príncipe e Portugal é um reconhecimento das mais-valias do projeto “Saúde para Todos”, que atua, ao longo dos últimos 20 anos, quer na gestão quer na prestação de cuidados de saúde, contribuindo decisivamente para ganhos em saúde e colocando os indicadores de saúde de São Tomé e Príncipe bastante acima da média dos restantes países da África Subsariana.

Spread the love