O Programa Descentralizado de Segurança Alimentar e Nutricional na Guiné-Bissau II (PDSA/GB II) estabeleceu uma parceria com a Cáritas no quadro de três das suas iniciativas de vulgarização e disseminação alargada de técnicas e informação relacionadas com a Segurança Alimentar e Nutricional.
O Centro Feira das Possibilidades, de Nhabidjon, e o Centro de Recuperação Nutricional de Cacheu da Cáritas aceitaram o desafio de colaborar com o PDSA/GB II nas emissões de junho e julho do programa radiofónico “Escola Agrícola do PDSA” sobre receitas para a transformação de produtos agrícolas e alimentação equilibrada, respetivamente bem como na rúbrica “Pa Mundo Rural” do número 7 do Boletim Informativo Semestral “KEBUR”, a newsletter do PDSA.
O programa radiofónico “Escola Agrícola do PDSA” é emitido semanalmente por sete estações de rádio (uma de âmbito nacional e seis comunitárias, de âmbito regional). A sua emissão em cada região é feita em crioulo e nas línguas predominantes dessa região, num total de nove línguas nacionais da Guiné-Bissau (Mancanha, Balanta, Papel, Felupe, Bijagó, Fula, Mandinga, Beafada e Nalú).
O Centro Feira das Possibilidades, criado em 2003, é um centro de formação no leste do país, de vocação agrícola e para o qual todos são chamados a trazer a própria contribuição: os participantes nas formações são convidados a trocar as próprias experiências e o centro é um espaço aberto a novidades. Entre as formações que oferece contam-se horticultura de base, transformação de fruta, educação alimentar, medicina natural, fogão solar, apicultura, associativismo, criação de cabras, galinhas e porcos, enxertia, pragas e doenças, entre outras. Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.
O Centro de Recuperação Nutricional de Cacheu começou, em 1999, após a Guerra Civil, com uma pequena atividade de recuperação de crianças desnutridas e sensibilização e apoio na área nutricional. Em 2007 nasceu a iniciativa “Bom Mamé” dirigida diretamente às restantes. Valorizando os produtos locais e a demonstração prática,junto das mães, de como melhor aproveitar os componentes nutricionais de cada produto, naquele mesmo ano, o Centro criou o projeto “No Kume Sabi”, com vários parceiros, entre os quais a Cooperação Portuguesa, o qual permitiu a ampliação e melhoria da qualidade do trabalho do Centro. O Centro trabalha ainda ligado ao “No Kume Sabi” e a alimentação providenciada é toda local e natural. Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.
Responsáveis dos dois centros vão participar nos programas radiofónicos em direto “Linha Aberta do PDSA”, que vão para o ar ainda em julho e em setembro (Rádio Sol Mansi: 90.0 e 101.8 FM, na Guiné-Bissau; https://www.radiosolmansi.org, em qualquer parte do mundo), em que vão poder esclarecer as dúvidas dos ouvintes sobre a transformação de produtos agroalimentares e sobre a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida salutar, e falar um pouco mais sobre as respetivas iniciativas.
O primeiro direto é já no próximo sábado, dia 6 de julho, das 9:30 às 10:30, e contará com a participação de Bianssun Siá e Domingos Albino Cali, do Centro “Feira das Possibilidades”, que se juntarão à responsável de comunicação e ao consultor de desenvolvimento rural do PDSA/GB II, Graciete Brandão e Paulo Lopes.
O PDSA/GB II é implementado pelo IMVF em parceria com a ONG Guineense DIVUTEC e cofinanciado pela União Europeia e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Saiba mais sobre este programa aqui.