Na sua mensagem oficial deste ano, por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon afirmou que os “migrantes não têm apenas medo e incerteza; têm também esperanças, coragem e a determinação de construir uma vida melhor”. Diz ainda que “com o apoio certo, (os migrantes) podem contribuir para o progresso da sociedade”.

Partilhando desta premissa, o IMVF iniciou, em setembro, o Projeto “Sem Fronteiras: Formar, Agir e Empreender” com o objetivo de reforçar a integração de migrantes originários de países terceiros em Portugal, promovendo a sua segurança económica e independência financeira.

Até março de 2014, o IMVF irá assim desenvolver ações de formação que vão desde o ensino da língua portuguesa e conceitos relacionados com economia e finanças, ao empreendedorismo, passando por oferta de aconselhamento e acompanhamento técnico especializado a projetos empreendedores, e ao lançamento de um concurso que irá premiar as melhores ideias de projetos de migrantes, oferecendo apoio financeiro para a concretização dessas iniciativas.

Com cofinanciamento assegurado pela União Europeia, através da DG de Assuntos Internos, no âmbito das ações comunitárias do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, o projeto é liderado pela ONG italiana ACRA – Cooperazione Rurale in Africa e America Latina, e tem como parceiros a entidade formadora italiana FORMAPER (Formazione e Servizi per l’imprenditorialità), a ONG italiana CO.LI.DO.LAT (Coordinamento Ligure Donne Latinoamericane), a Fundação espanhola SA (Fundación Sevilla Acoge), a Associação de Municípios espanhola FAMSI (Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional) e a ONG belga CAAD. Em Portugal, o IMVF é o parceiro responsável por dinamizar as atividades previstas.

Pode consultar mais informações sobre o projeto aqui

Spread the love