O escritório do PDSA (Programa Descentralizado de Segurança Alimentar e Nutricional nas Regiões da Guiné-Bissau) é o palco da formação em Técnicas Pedagógicas, destinadas aos agrónomos e animadores dos Programas de Intervenção Regional (PIR) das ONG implementadoras do PDSA.
Segundo o responsável de Formações, Djulde Djaló, esta formação vai “reforçar a capacidade de retransmissão de conhecimento dos formandos adquiridos nos módulos de formação, nas suas organizações e comunidades”.
Como especialista em técnicas pedagógicas, Raquel Biscaia, formadora e consultora pedagógica, recentemente mais ligada a ONG, espera que os técnicos das ONG tenham consciência que existe o manual para explorarem na hora de preparar as formações e que ponham na prática as técnicas aprendidas nestas formações, nas comunidades onde trabalham.
Para o formando, José da Silva, “a formação é interessante, porque ajuda a situar como fazer o programa de formação, usar a metodologia pedagógica, tanto a nível teórico, como a nível prático”.
Esta formação vai terminar no dia 21 de fevereiro, estando ainda previstas mais três formações a realizar até outubro, mês que marca o fim do projeto, nos seguintes temas: Rentabilização de Equipamentos Agrícolas, Animação e Liderança Comunitária e o último será a Operação e Manutenção de Equipamentos Agrícolas.