Com vista a reforçar o trabalho de cooperação entre as ONG timorenses está agendada uma Assembleia Geral (AG) da Rede de ONG de Liquiçá nos dias 30 e 31 de janeiro. O evento decorre no Espaço Cidadania Mais, em Liquiçá, criado pelo projeto IMVF “Mais Cidadania Mais Desenvolvimento“.

Inaugurado em fevereiro de 2012, este espaço veio reforçar o trabalho desenvolvido pelo IMVF em Timor, no âmbito da assistência técnica e promoção da cidadania, contribuindo assim para a capacitação e fortalecimento de competências das organizações locais, fatores fundamentais para o processo de desenvolvimento neste país.

Esta visão é partilhada pelo governo de Timor-Leste, que encara a governação descentralizada como sendo indispensável para o exercício da cidadania e crescimento socioeconómico local. O reforço das organizações da sociedade civil e das suas redes distritais representa por isso, um apoio decisivo na promoção de um maior envolvimento das mesmas nos processos de desenvolvimento local.

Na Assembleia Geral, que reunirá cerca de 20 Organizações da Sociedade Civil, será promovida a avaliação das atividades desenvolvidas pela rede em 2012 e terá lugar uma palestra pela administração local sobre a importância da relação entre as autoridades locais e a sociedade civil em prol do desenvolvimento. Será também lançado o site Cidadania Mais.

O Espaço Cidadania Mais, como infraestrutura multiusos inédita de apoio às Organizações da Sociedade Civil do distrito de Liquiçá, agora em pleno funcionamento, poderá ser considerado um exemplo para a concertação entre Atores Não Estatais e Autoridades locais e uma ideia a replicar nos restantes distritos de Timor-Leste.

O projeto “Mais Cidadania Mais Desenvolvimento” com duração prevista até dezembro 2013, é cofinanciado pela Comissão Europeia e Camões – ICL e conta com o Ministério da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste como entidade associada e a Fundação ETADEP como parceira.

Spread the love