Fini Diak, a marca de produtos agrícolas locais criada e promovida pelo IMVF, marcou presença na 1ª Feira do Negócio Rural e Turismo de Liquiçá, evento que aconteceu no passado fim de semana.

A iniciativa, que teve como objetivo melhorar a economia do distrito timorense, contou com a presença de vários grupos de negócio distintos – do artesanato à comercialização de produtos agrícolas, passando pela costura e pela construção.

A marca de produtos agrícolas do projeto de Comercialização e Promoção dos Mercados Locais em Liquiçá marcou presença neste evento inédito através de dois stands: um dedicado à Unidade de Transformação e de Comercialização e outro à loja dos agricultores locais, a “Agrikultura”. A equipa aproveitou o evento para a venda direta e para a promoção da marca já que nele participaram não só turistas e curiosos como também responsáveis por ONG e programas ligados à agricultura.

Esta marca, que garante a qualidade dos produtos e dos serviços prestados pelas suas unidades de negócio, baseia-se numa estrutura tripla: o apoio aos pequenos agricultores locais, nomeadamente através da loja “Agrikultura” – que vende sementes e material agrícola – e do apoio técnico e acesso a crédito para aquisição dos produtos da loja; e a transformação e comercialização, concretizadas através de Unidade própria, onde se faz desde o simples embalamento e etiquetagem dos produtos até à secagem de frutas e produção de “aimanas” (piripiri). Todos os produtos são depois escoados para clientes particulares e para supermercados e restaurantes como o Pateo, o Hotel Timor e a Escola Portuguesa.

A adesão à Feira foi grande e marcada também pela presença de alguns ilustres entre os quais o próprio Presidente da República de Timor-Leste (abaixo, à direita).

 

O Projeto de Comercialização e Promoção dos Mercados Locais em Liquiçá é executado pelo IMVF em parceria com o Cluster Mos Bele e a Fundação ETADEP e é financiado pelo IPAD.

Spread the love