Com o objetivo de contribuir para a redução da pobreza e para a construção da paz nas áreas rurais em Timor-Leste, o IMVF tem vindo a reforçar as relações de colaboração entre as ONG, grupos e associações que trabalham em agricultura sustentável neste país do sudeste asiático.

A reativação da HASATIL – Rede de Agricultura Sustentável, que reúne organizações da sociedade civil de desenvolvimento rural de todo o país, é um dos principais desafios do “Programa de Assistência Técnica e Reforço das Competências da HASATIL e das Organizações da Sociedade Civil de Desenvolvimento Rural“, implementado pelo IMVF em parceria com a Fundação ETADEP, Belun e Fokupers e cofinanciado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa.

Sociedade civil timorense em plena atividade

A trabalhar de forma mais informal desde 2007, a HASATIL reuniu-se em Assembleia Geral, nos dias 21 e 22 de março de 2013, em Díli, numa sessão em que estiveram presentes membros de praticamente todos os distritos.

Valorizando a importância da realização desta Assembleia Geral para o país, a sessão de abertura contou com a presença de um representante da Comissão Interministerial de Desenvolvimento Rural, de um representante do Ordenador Nacional, do Ministério das Finanças e do Secretário Executivo da FONGTIL (Fórum das ONG de Timor-Leste), Arsénio Pereira.

Além da apresentação e discussão dos resultados do estudo “Análise Institucional da Rede HASATIL e dos seus Membros”, realizado pela Fundação ETADEP, com o apoio do IMVF, no âmbito do referido projeto, foram aprovados 10 novos membros e discutidos e validados novos estatutos da Rede HASATIL. Marcou ainda esta Assembleia Geral, a eleição de um novo Comité de Gestão da Rede, composto pelas organizações: ETADEP, HAK, HABURAS, USC-Canada e CIACS.

Novo espaço, novos desafios

A par da sua reestruturação interna, a sede da HASATIL foi igualmente reabilitada. A inauguração do novo espaço, no dia 23 de março, contou com a presença do Ministro da Agricultura, Mariano Assunami Sabino. Na cerimónia, reconhecendo a importância da sociedade civil para o desenvolvimento nacional, o ministrou convidou a HASATIL a ter assento permanente no Conselho Diretivo do Ministério da Agricultura, tendo-se aproveitado igualmente a ocasião para se debater a Lei das Sementes – tema que tem marcado a agenda nacional nestes últimos meses e para se refletir sobre a abrangência do conceito de Soberania Alimentar.

Com o Programa Assistência Técnica e Reforço das Competências da HASATIL e das Organizações da Sociedade Civil de Desenvolvimento Rural, em Timor-Leste, com duração prevista de março 2012 a março 2015, o IMVF e os parceiros locais irão beneficiar as comunidades rurais dos 13 distritos de Timor-Leste, o que representa, aproximadamente 77% da população.

Acresce que, neste primeiro ano do projeto, foram já selecionados 12 membros da HASATIL que irão assumir o papel de antenas da rede e atores multiplicadores de informação e formação no domínio do desenvolvimento rural e promoção da paz, nos vários distritos do país. Estas têm beneficiado de um intensivo programa de formação e capacitação técnica e material, com vista à promoção de intervenções mais eficientes e sustentáveis, junto das comunidades beneficiárias.

Spread the love