Foi inaugurada, no passado dia 15 de setembro, em Vatuboro, sub-distrito de Maubara, a loja de agricultura “Fini Diak”, destinada a fornecer insumos agrícolas aos produtores locais.

Cerca de 50 convidados, entre agricultores, comunidade local, ONG e a Cooperação Portuguesa presenciaram a abertura desta loja, criada com o objetivo de facilitar o acesso a sementes, materiais e equipamentos agrícolas pelos próprios produtores locais e através de um sistema de crédito, para além de acumular as valências de formação e do apoio técnico.

A loja de agricultura fecha assim a cadeia de apoio aos agricultores locais – materializada numa Unidade de Prestação de Serviços Agrícolas (UPSA) – cuja meta é a valorização da produção agrícola local. Centrado numa óptica de agro-business, a UPSA é um centro inovador que integra um conjunto amplo de serviços desde o apoio à produção até ao processamento e à comercialização dos produtos agrícolas locais.

A inauguração foi presidida pelo administrador do sub-distrito de Maubara, que na ocasião salientou a importância deste projeto para a comunidade local, apelando à participação de todos.

Para além da visita à loja, os convidados tiveram ainda a oportunidade de conhecer melhor a iniciativa e o espaço envolvente, no qual se inclui uma horta experimental e uma coleção de bananeiras que pretende representar as 23 variedades referenciadas no distrito de Liquiçá.

A iniciativa, parte integrante do Projeto de Dinamização dos Mercados e dos Circuitos de Comercialização Locais, já beneficia diretamente 52 agricultores, organizados em três agrupamentos (Varcão, Lebotelo e Loes), num total de 6000 m2 de plantação.

À margem do evento, estes campos agrícolas foram identificados com a marca Fini Diak, através de placas com o logotipo da marca, garantindo desta forma que a produção é de qualidade e respeita o regulamento dos agrupamentos agrícolas Fini Diak.

Num país onde se verificam carências alimentares em mais de 70% das aldeias, com particular incidência durante os meses de novembro/dezembro e fevereiro/março, o IMVF aposta na inovação e na qualidade, pretendendo potenciar, qualificar e escoar a oferta agrícola local através de parcerias com o setor público e privado.

A Unidade de Transformação e a Frutaria Maubara, responsável pela distribuição dos produtos agrícolas, complementam a UPSA, que tem vindo a ser desenvolvida em parceria com o Programa Mós Bele – Cluster da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste.

A UPSA consegue atualmente garantir escoamento da produção dos seus agricultores abastecendo a Escola Portuguesa, o Pateo, o Kmaneg, para além dos tradicionais mercados e bazares.

Um projeto cofinanciado pela Cooperação Portuguesa.

Spread the love