“Obrigada por esta formação, aprendemos muito” foi o comentário mais repetido pelas 10 jovens mulheres que participaram na formação em apicultura promovida no dia 15 de outubro pelo IMVF e pela cooperativa Coopecunha, no âmbito do projeto de Gestão Sustentável de Recursos Naturais e Florestais.

No geral os agricultores temem as abelhas. Desprovidos de técnicas e recursos adequados, receiam o contacto direto com estes pequeninos seres que produzem um néctar muito apreciado.

Ao longo do projeto foi possível chegar até 185 apicultores, ultrapassando em 5 pessoas o alvo inicialmente previsto. Esta formação veio dar mais um contributo para a promoção de atividades de geração de rendimento para as mulheres, inserindo-se também na campanha de preservação dos recursos naturais florestais promovida pelo projeto.

Segundo a direção da Coopecunha, a apicultura tem vindo a ganhar um lugar de destaque dentro da cooperativa e mesmo ao nível do município. No dia do trabalhador em 2013, a cooperativa participou num desfile onde promoveu o mel do município de Ecunha. E foi um sucesso. De tal modo que o Governador da Província do Huambo desafiou a Coopecunha a aumentar a produção.

Em 2012 a Cooperativa comercializou aproximadamente 650 kg de mel, porém em 2013 estima duplicar este resultado. O mel é um alimento completo, muito utilizado na alimentação humana e igualmente como cosmético e como remédio caseiro devido às suas propriedades naturais.

O projeto visa promover o reforço do setor apícola tradicional inserido nos objetivos gerais de contribuir para o aumento do impacto do setor dos recursos naturais no processo do desenvolvimento económico do município da Ecunha e contribuir para a redução da pobreza e desenvolvimento social do município da Ecunha.

 

Saiba mais sobre este projeto aqui.
Spread the love