No passado dia 25 de outubro o Estado de São Tomé e Príncipe homenageou o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) pelos 25 anos de serviços prestados neste arquipélago nos setores da saúde, educação e segurança alimentar através do Programa Saúde para Todos, do Projeto Escola + e do Projeto Descentralizado de Segurança Alimentar (PDSA).
O Hotel Praia – S. Tomé foi o local escolhido para a atribuição desta distinção, que contou com a presença de Paulo Telles de Freitas, administrador do IMVF, do Primeiro-Ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, dos ministros da Educação Cultura e Formação, da Saúde e Assuntos Sociais e da Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural, do Secretário-geral da CPLP, da Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe e restante corpo diplomático acreditado no país, bem como de vários parceiros e amigos.
Nesta cerimónia foi atribuído o estatuto de instituição de utilidade pública ao IMVF, a nacionalidade são-tomense ao diretor do IMVF, Ahmed Zaky, o diploma de mérito ao IMVF pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e diplomas de reconhecimento individuais aos colaboradores do IMVF, nomeadamente aos médicos especialistas que integram as missões do Programa Saúde para Todos – Senhores Professores Doutores Jorge Manuel Mineiro, João Carlos Simões do Paço, Lucília Pinheiro Gonçalves, Maria Helena Vasconcelos Carreiro, Hélder Gomes Monteiro, aos Drs. Paulo Manuel de Freitas, Ahmed Zaky, Luís Manuel Dias Pereira, Maria Celeste Alves Patrício, Maria Teresa Maia Correia, Miguel Lopes Correia, Drª Zínia Serafim, Enfª Anabela Carvalho Raposo – à Drª Julieta Graça do Espirito Santo, Sr. Simplício Nunes Augusto, Drs. António Marques de Lima, Edgar Agostinho das Neves, Pascoal d’Apresentação e aos Senhores Enfermeiros Eduardo Medeiros Garridos, Alexandrina da Conceição, Guilherme Afonso, Elizabeth Carvalho e à Técnica de Farmácia Guiomar Saviete da Costa.
O reconhecimento do trabalho que o IMVF tem vindo a desenvolver em São Tomé e Príncipe foi tomado por decisão unânime durante o Conselho de Ministros realizado no passado dia 6 de junho, sob a presidência do Primeiro-Ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, que considerou a “qualidade do desempenho” do IMVF “na cobertura do país em serviços e equipamentos”. Na atribuição do estatuto de instituição de utilidade pública foram também tidos em conta os “esforços desenvolvidos para a melhoria de serviços aos utentes” em parceria com o Governo são-tomense.
No seu discurso, Paulo Telles de Freitas agradeceu a distinção concedida ao IMVF e afirmou: “Tivemos o sonho de mudar o paradigma da cooperação, isto é, de passar de uma ajuda externa executada apenas por expatriados para o envolvimento direto de quadros são-tomenses” e acrescentou: “Hoje orgulhamo-nos do trabalho realizado, sendo os projetos na área da saúde, educação e segurança alimentar áreas chave para o desenvolvimento sustentado considerados de elevadíssima qualidade e impacto nas populações”. Foi ainda feito um agradecimento especial aos parceiros e financiadores, sem os quais não teria sido possível desenvolver estes projetos.
Por fim, o administrador do IMVF reforçou que o Instituto está empenhado em “continuar este caminho de parceria em prol da melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento do povo de São Tomé e Príncipe”.