A solução de telemedicina desenvolvida pela Portugal Telecom (PT) em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) esteve em destaque na Conferência Internacional IEEE Healthcom 2013. O administrador do IMVF esteve presente neste encontro que se realizou pela primeira vez em Portugal, entre os dias 9 e 12 de outubro e que juntou em Lisboa vários especialistas em torno do tema das Tecnologias de Informação e Comunicação na área da saúde.
Os participantes tiveram oportunidade de assistir a uma demonstração da plataforma Medigraf através de uma consulta de telemedicina e a uma ecografia em direto de São Tomé e Príncipe no âmbito do Programa Saúde para Todos. Esta apresentação, que foi alvo de particular interesse, foi levada a cabo por Paulo Telles de Freitas, administrador do IMVF e por Filipa Fixe, da Direção de Consultadoria Empresarial e Gestão de Segmento (Saúde, Ensino e Serviços Financeiros) da PT.
A plataforma Medigraf é um interface portátil, em português e compatível com qualquer equipamento e/ou meio de diagnóstico médico disponível (ecógrafo, mamógrafo, Raio-X, etc.). Um simples computador com internet com 1MB é o suficiente para ficar em rede através duma palavra passe. O sistema assegura a interação simultânea entre dois ou mais intervenientes – médicos e pacientes em várias partes do mundo.
Sobre a conferência
O evento IEEE HEALTHCOM 2013 Lisbon (e-Health Networking Applications and Services) é a 15ª conferência internacional dedicada ao tema das tecnologias na área da saúde, promovida pela Communications Society do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), uma sociedade internacional reconhecida a nível mundial que se dedica ao avanço da engenharia nos campos da eletrotecnia, eletrónica e informática.