Melhorar o diálogo intercultural e a compreensão mútua entre os países terceiros à União Europeia e os países de acolhimento europeus é o objetivo primordial do novo projeto “Rotas Urbanas Interculturais”. Com arranque previsto para o início de dezembro, o projeto abrange nove cidades europeias, entre as quais Lisboa, onde será implementado pelo IMVF em parceria com a associação Renovar a Mouraria.
Um trabalho inicial de pesquisa sobre a contribuição da migração para as sociedades e o valor da diversidade cultural nos bairros interculturais de cada município envolvido, levará à identificação de rotas que permitam revelar a diversidade cultural local.
Uma vez definidas, as rotas serão compartilhadas e abertas à comunidade e ao público em geral que poderá conhecer as tradições, línguas, produtos, alimentos e expressões artísticas trazidas pelas migrações históricas e atuais para os bairros multiculturais da cidade de Lisboa. Especial atenção será dada à comunidade escolar na descoberta da influência das rotas migratórias na sua cidade.
As rotas serão incluídas na “Rede Migrante”, uma rede europeia dedicada à promoção e divulgação de “percursos urbanos interculturais “, como um meio de reforço do diálogo intercultural.
Desenvolvido ao longo dos próximos 18 meses, o projeto irá assim estimular a curiosidade intercultural, facilitar o diálogo e a compreensão promovendo um melhor envolvimento entre os migrantes e as sociedades de acolhimento em Florença, Génova, Marselha, Milão, Paris, Roma, Turim, Valência e Lisboa.
O projeto “Rotas Urbanas Interculturais” é financiado pela União Europeia.
Consulte a ficha deste projeto aqui.
Foto: Neni Glock