Durante dois dias, a discussão centrou-se no desenvolvimento de propostas para a criação de circuitos de visitas guiadas por representantes de diversas comunidades migrantes nas cidades europeias (Lisboa, Turim, Génova, Milão, Florença, Roma, Paris, Marselha e Valência) que participam no projeto.

O encontro permitiu, também, a apresentação do programa de requalificação e co-habitação “Housing” promovido pela Compagnia di San Paolo nos bairros de Piazza della Republica e Via San Pio V, em Turim. O programa “Housing” nasceu em novembro de 2006 e procura contribuir para o desenvolvimento de uma nova cultura habitacional, associando sustentabilidade arquitetónica, económica, social e ambiental.

Até julho de 2015, o projeto “Rotas Urbanas Interculturais”, irá estimular a curiosidade intercultural, facilitar o diálogo e a compreensão promovendo um melhor envolvimento entre os migrantes e as sociedades de acolhimento nas nove cidades envolvidas no projeto, incluindo Lisboa, onde será implementado pelo IMVF em parceria com a associação Renovar a Mouraria.

Consulte a ficha deste projeto aqui.

Spread the love