O Programa “Saúde para Todos” – especialidade de Oftalmologia vai apresentar dois trabalhos científicos que avaliam os resultados no campo da Oftalmologia em São Tomé e Príncipe nas áreas médicas e de enfermagem no Congresso Mundial de Oftalmologia (“World Opthalmology Congress”) entre os dias 2 e 6 de abril de 2014 em Tóquio, no Japão.

Os trabalhos serão apresentados pelo Dr. Luís Dias Pereira, pela Dra. Ana Almeida e pela Enf. Anabela Raposo do Hospital de Egas Moniz – Centro Hospital de Lisboa Ocidental e têm por base o estudo de todas as intervenções oftalmológicas feitas ao longo dos últimos quatro anos em São Tomé e Príncipe.

Em linha com Plano de Ação “Visão 20/20” da Organização Mundial de Saúde, a equipa de Oftalmologia do “Saúde para Todos” tem procurado continuamente desenvolver o seu trabalho no âmbito das principais causas de cegueira, a fim de evitar ou diminuir a perda de visão dos são-tomenses, atuando em doenças como a catarata, o glaucoma, a cegueira infantil, a prevenção de trauma e a retinopatia diabética. Um dos estudos conclui ainda que para alcançar os melhores resultados possíveis é necessário uma abordagem multidisciplinar, na qual os enfermeiros têm um papel vital.

Ao longo dos últimos quatro anos a equipa de Oftalmologia do “Saúde para Todos” – composta por quatro oftalmologistas e dois enfermeiros – efetuou 12 missões médicas de curta duração três vezes por ano em São Tomé e Príncipe, durante as quais se realizaram 5648 consultas médicas, 846 consultas de enfermagem e 859 cirurgias.

Entre 1 e 15 de fevereiro de 2013 a equipa de Oftalmologia do “Saúde para Todos” esteve mais uma vez em São Tomé e Príncipe naquela que foi a 13ª missão no país.

Entre 2014 e 2015 estão previstas três missões de 15 dias, cada uma com o objetivo de atingir 600 consultas (1800 anuais) e 100 atos cirúrgicos (300 anuais) por missão.

Congresso Mundial de Oftalmologia
O primeiro Congresso realizou-se em Bruxelas em 1857. Inicialmente designado como “International Congress of Ophthalmology” é agora conhecido como “World Opthalmology Congress (WOC)”, a reunião internacional de mais longa continuidade em toda a medicina.

Este Congresso reúne oftalmologistas de todo o mundo e oferece um programa científico centrado nos últimos avanços em Oftalmologia e no cuidado ocular, apresentados pelos líderes mundiais em pesquisa e prática clínica.

O WOC realiza-se com um intervalo de dois anos numa região geográfica diferente. Em 2010 foi em Berlim, em 2012 em Abu Dhabi e este ano realiza-se em Tóquio.

Spread the love