“Que a sala esteja lotada como o ano passado, que o pessoal dos cuidados de saúde sinta que estas Jornadas sejam úteis para a sua prática clínica, que traga algo de novo.” São estas as expetativas da Dra. Cristina Caroça, médica no Hospital CUF Infante Santo e que faz parte da comissão organizadora da 2ª edição das Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia, que vão ter lugar nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2014 no Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe levadas a cabo pelo IMVF em conjunto com os médicos de Otorrinolaringologia do projeto Saúde para Todos: Programa Integrado de Cuidados Especializados e Telemedicina cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este evento, que conta com o Alto Patrocínio da Embaixada Portuguesa em São Tomé e Príncipe, vai centrar-se na patologia nasal e do tecido linfoide da cavidade oral e nasofaringe. Segundo a médica, que colabora em regime de voluntariado com o programa Saúde para Todos, “a escolha destas temáticas baseia-se no facto de serem patologias frequentes nesta população e deste modo poderemos ajudar a orientar de melhor forma estes doentes”. O principal objetivo destas Jornadas “é trazer ao pessoal que presta cuidados de saúde uma atualização dos conhecimentos clínicos de modo a melhor orientar os doentes nesta população”, afirma a médica. “Durante o evento serão distribuídos livros com temas clínicos, à semelhança do ano anterior em que foram distribuídos livros sobre a patologia otológica, nasal, orofaringe e laringe”, conclui.

Estas Jornadas contam com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos Portuguesa, do Colégio da especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e tem como golden sponsors o Hospital CUF Infante Santo (HCIS) – José de Mello Saúde, a Universidade Católica Portuguesa (UCL), a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM – UNL) e o IMVF, contando ainda com o apoio da BIAL e da MSD.

Organizadas pela primeira vez em 2013, no decorrer da 1ª edição das Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia foi lançado o projeto-piloto para a criação de um dicionário de Língua Gestual em São Tomé e Príncipe, numa parceria do IMVF com o Ministério da Educação, Formação e Cultura de São Tomé e Príncipe, Ministério da Saúde e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe e a Mota Engil.

Consulte aqui o Programa da 2ª edição das Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia.

Spread the love