“Sabia que a cada 10 segundos uma criança morre de subnutrição? Que 6,6 milhões de crianças com menos de 5 anos morreram em 2012, e que metade destas mortes podiam ser evitadas.” Reduzir a mortalidade infantil foi o ODM escolhido para se associar à primeira de 10 instalações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) inaugurada no dia 20 de fevereiro de 2014 – Dia Mundial da Justiça Social – no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.
A instalação sonora “Cada Criança Conta” alerta para a morte, a cada 10 segundos, de uma criança devido a causas relacionadas com a subnutrição. Esta ação surge no âmbito do projeto Museu Mundial cujo objetivo é introduzir temáticas de Educação para a Cidadania Global junto dos visitantes dos museus e contribuir para a disseminação dos ODM.
No próximo mês de março está prevista a inauguração de mais duas instalações relacionadas com o ODM5 (melhorar a saúde materna) e o ODM2 (alcançar a educação primária), no Dia Internacional da Mulher e no Dia Mundial da Poesia respetivamente.
A menos de 700 dias da data definida para se alcançarem os ODM, 2015, e em plena discussão da nova Agenda do desenvolvimento, a promoção das temáticas da Cidadania Global assumem uma importância fulcral para a consolidação de uma sociedade civil consciente das interdependências globais.
A iniciativa promovida pelo IMVF, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Loures e com o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, conta com o financiamento da União Europeia e o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e insere-se no projeto Museu Mundial que junta museus e Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) em Portugal, na Hungria, na Alemanha e na República Checa.
Porque acreditamos nas parcerias multiatores, venha visitar as instalações ODM e tenha um papel ativo no Desenvolvimento Humano Sustentável.
Mais informações sobre o projeto aqui.