“Respostas em contexto de Crise: a inovação e a criatividade ao serviço do Desenvolvimento” foi o tema da palestra proferida pelo administrador do IMVF, Dr. Paulo Telles de Freitas no dia 6 de março de 2014 no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa.

Os desafios e as oportunidades na área da Cooperação para o Desenvolvimento – que conduziram à construção de novas abordagens de intervenção e ao estabelecimento de novas parcerias institucionais face à crise económico-financeira vivida em Portugal e que afetou o orçamento disponível para a Cooperação foram alguns dos aspetos abordados nesta conferência.

Foi dado a conhecer o exemplo de São Tomé e Príncipe, país onde o IMVF atua nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Alimentar através do Programa Saúde para Todos, do projeto Escola + e do Programa Descentralizado de Segurança Alimentar (PDSA). Foram apresentadas algumas soluções encontradas para combater as principais dificuldades vividas em São Tomé e Príncipe através de uma estratégica integrada e complementar entre estas três áreas chave de atuação, de modo a contribuir para o Desenvolvimento do país, e consequentemente, para a prossecução de um futuro melhor para a população são-tomense.

O convite para a apresentação desta conferência surgiu no âmbito das palestras regulares organizadas pelo Investigador Doutor Fernando Teles do Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais (CMDT), laboratório associado do IHMT. O CMDT foi criado em 1992 e é o único centro de investigação em Portugal totalmente dedicado às doenças tropicais e à saúde pública.

Spread the love