“Cooperação Descentralizada: motor de desenvolvimento” foi o tema da mesa-redonda organizada pelo IMVF e pela Câmara Municipal de Loures na qual foram apresentados os resultados preliminares do Programa de Reforço dos Atores Descentralizados (PRAD), bem como o Plano de Desenvolvimento do Distrito de Água Grande (São Tomé e Príncipe) e o do Município do Maio (Cabo Verde) no dia 21 de março no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

Entre os resultados apresentados destacam-se o reforço das competências dos técnicos das câmaras de Água Grande e do Maio, a conclusão da rede de abastecimento de água, a construção de 52 ligações domiciliárias e a melhoria da qualidade de água através da construção e equipamento do laboratório bacteriológico, possibilitando o acesso deste bem essencial a 6900 pessoas na ilha do Maio, a intervenção em 8 bairros de Água Grande, com a realização de 93 ligações domiciliárias e a reabilitação de 88 chafarizes, a criação da Mutualidade de Saúde do Maio e a formação de dirigentes associativos dos dois municípios e a dinamização de 25 pequenos negócios em atividades geradoras de rendimento em Água Grande e da Queijaria Dom João no Maio.

A mesa-redonda decorreu no âmbito do 3º intercâmbio organizado pelo PRAD. Este intercâmbio teve como objetivo a partilha de ideias, conhecimentos e boas-práticas entre a Câmara Distrital de Água Grande, a Câmara Municipal do Maio e a Câmara Municipal de Loures, de forma a reforçar e a dar continuidade à formação dos quadros autárquicos.

O intercâmbio, que aconteceu entre 17 e 21 de março em Loures, os dirigentes autárquicos realizaram uma visita técnica aos serviços do município de Loures com principal destaque para as áreas da cultura e juventude, urbanismo, proteção civil, atividades económicas e abastecimento de água. Este foi o terceiro intercâmbio levado a cabo pelo PRAD: o primeiro teve lugar na ilha do Maio em Março de 2012 e o segundo no distrito de Água Grande em Outubro de 2012.

A mesa-redonda sobre Cooperação Descentralizada contou com a presença de representantes do IMVF, entre os quais o diretor e a subdiretora de projetos do IMVF, Ahmed Zaky e Hermínia Ribeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, de Sérgio Guimarães da Divisão de Apoio da Sociedade Civil do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, e dos Presidentes da Câmara Distrital de Água Grande, Ekeneide Santos e da Câmara Municipal do Maio, Manuel Ribeiro e respetivas comitivas, bem como de representantes de outras câmaras municipais com trabalho na área da Cooperação.

O Programa de Reforço dos Atores Descentralizados teve início em janeiro de 2011 e tem como principal objetivo contribuir para o reforço do poder local e participação cívica em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde. Este é um projeto cofinanciado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa, implementado pela Câmara Municipal de Loures e pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com a Câmara Municipal do Maio e a Câmara Distrital de Água Grande.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love