O embaixador de Portugal em Angola, João da Câmara e a Conselheira para a Cooperação, Teresa Mateus visitaram o projeto de Gestão Comunitária de Chafarizes, que tem vindo a contribuir para o abastecimento de água potável nos bairros do município do Cazenga e para a melhoria da sustentabilidade ambiental, na província de Luanda, levado a cabo pelo IMVF em parceria com aquele município.
Durante a visita, que decorreu no dia 6 de março de 2014, o embaixador João da Câmara e a sua comitiva, acompanhados pela coordenadora do projeto em Angola, Manuela Monteiro, ficaram a conhecer alguns dos chafarizes comunitários, as sedes e lojas das associações de moradores responsáveis por estes, algumas escolas onde foram instalados tanques de água e depósitos de lixo. Destaque ainda para o encontro com o administrador comunal de Tala Hady, Simão Ferreira Neto, que na qualidade de parceiro do projeto, relevou o progresso já alcançado e os impactos na melhoria de qualidade de vida dos habitantes, bem como os próximos desafios a enfrentar.
Agradecendo a visita, o embaixador português em Luanda manifestou agrado em conhecer o trabalho do Instituto com a Cooperação Portuguesa e sublinhou a sua “utilidade” e a “boa recetividade que tem por parte das autoridades angolanas”.
Com a duração de 24 meses, o projeto de Gestão Comunitária de Chafarizes na Comuna do Cazenga e consolidação na Comuna do Tala-Hady é implementado pelo IMVF em parceria como município do Cazenga, e tem o cofinanciamento da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Saiba mais sobre este projeto aqui.