O IMVF e o Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) assinaram no dia 21 de março de 2014 um protocolo de colaboração de modo a possibilitar o envio de profissionais de saúde especializados para a Guiné-Bissau e a contribuir para a melhoria da disponibilidade e qualidade dos cuidados de saúde materno-infantis, no âmbito do projeto de saúde implementado pelo IMVF no país.

Partilhando dos mesmos princípios em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento e da mesma vontade de apoiar a população da República da Guiné-Bissau na melhoria da saúde materno-infantil, o CHAA irá apoiar o IMVF através da participação voluntária de profissionais de saúde, valorizando especialmente as especialidades de cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, anestesiologia e de enfermagem do bloco operatório, entre outros profissionais, nas missões médicas de curta duração àquele país africano, em regime de comissão gratuita e sem prejuízo do regular e normal funcionamento do respetivo serviço hospitalar.

A colaboração entre as duas entidades prevê, também, a realização de sessões de formação de recursos humanos guineenses e de campanhas de informação e educação para a saúde e a doação de equipamentos fora de uso no CHAA e de consumíveis médico-cirúrgicos, sempre que possível e de acordo com as necessidades do projeto, de forma a potenciar a eficácia das missões e a superar algumas das faltas e necessidades em equipamentos e materiais na respetiva área de intervenção.

Com a duração de dois anos, este protocolo assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do CHAA, Dr. Delfim Rodrigues e pelo Administrador do IMVF, Dr. Paulo Telles de Freitas, surge no âmbito do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil (PIMI) – Componente de Reforço da Disponibilidade e Qualidade dos Cuidados de Saúde Materno-Infantis.

De reconhecido interesse público pelo Ministério da Saúde de Portugal, este projeto é implementado pelo IMVF, entre julho 2013 a julho 2016, em quatro regiões da Guiné-Bissau:Biombo, Cacheu, Oio e Farim.

Saiba mais aqui

Spread the love