A capacitação dos professores mantém-se uma das principais apostas do projeto Escola + com vista à melhoria do ensino secundário são-tomense. No passado mês de março foram promovidas ações de formação, em “didática geral” e em “práticas de escrita”, no quadro do programa de formação contínua implementado pelo projeto em estreita parceria com o Instituto Superior Politécnico de S. Tomé e Príncipe, ISP.
Com este programa de formações espera-se fornecer ferramentas para consolidar a implementação da revisão curricular, desenvolver novas competências junto dos professores, atualizar os conhecimentos necessários à concretização de programas, metodologias e técnicas de ensino e reciclar conhecimentos face às mudanças sociais, culturais e tecnológicas.
A formação em Didática Geral, com duração de 50 horas divididas por 17 sessões, pretende transmitir aos docentes um conjunto de métodos e técnicas de ensino aplicáveis a todas as disciplinas, de modo a que a aprendizagem por parte dos alunos seja o mais eficaz possível. Neste momento estão a decorrer cinco formações de “Didática Geral I”, duas em Santana, uma em Neves, uma em Guadalupe e uma na cidade de São Tomé.
Já a formação em Práticas de Escrita, com duração de 25 horas divididas por 8 sessões, aposta no reforço da Língua Portuguesa no sentido de consciencializar os docentes para a necessidade do uso correto no contexto da sala de aula. A primeira formação de “Práticas de Escrita I”, que decorreu no Centro Cultural Português em São Tomé, terminou no passado mês com uma avaliação positiva, considerando-se que os objetivos foram atingidos. Em maio terão lugar mais duas formações sobre este tema, uma em Angolares e outra na Trindade.
Saiba mais sobre este projeto aqui.