Pelo quinto ano consecutivo o projeto Escola + dinamizou as Olimpíadas da Matemática, uma atividade dirigida aos alunos do segundo ciclo do ensino secundário de São Tomé e Príncipe e cuja final se realizou no passado dia 23 de abril.
Com o objetivo de desenvolver o gosto pela matemática, mostrar que a disciplina está presente em vários contextos, promover o trabalho em grupo e estimular o raciocínio, a memória e o espírito de observação, as Olimpíadas da Matemática abrangeram o Liceu Nacional, as Escolas Secundárias de Maria Manuela Margarido, Neves e Santana, em São Tomé, e a Escola Secundária da Região Autónoma do Príncipe.
A primeira fase das Olimpíadas da Matemática decorreu, em simultâneo, no dia 12 de março em todas as escolas envolvidas, tendo sido selecionadas nove equipas compostas por quatro elementos das várias escolas para a final, que teve lugar no Centro Cultural Português para os alunos da ilha de São Tomé e no Centro Cultural Português no Príncipe para os alunos da Região Autónoma do Príncipe.
As nove equipas de quatro elementos, que se apresentaram na final, realizaram uma prova que consistiu numa parte teórica com problemas e uma parte prática com alguns desafios manipuláveis para resolver ou construir.
De acordo com os professores envolvidos, o balanço da ação é positivo e os objetivos foram alcançados. Os alunos mostraram-se muito motivados perante os desafios propostos, tendo assumido uma atitude de persistência.
Esta atividade contou com o apoio e patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e com a participação dos professores de matemática do projeto Escola + em estreita colaboração com os professores são-tomenses.
Saiba mais sobre o projeto aqui.