Alterações climáticas, paz e segurança, direitos humanos e economia e emprego foram alguns dos temas em debate na última Cimeira UE-África, que teve lugar nos dias 2 e 3 de abril de 2014, em Bruxelas. Os resultados deste importante encontro internacional e as principais mudanças nas prioridades, expetativas e ambições de ambos os continentes nos últimos anos, foram alguns dos temas em discussão no seminário “O jogo global mudou – qual o papel das relações Europa-África?”.

A crescente diversificação de fluxos e de parcerias externas em África e o seu impacto nas relações UE-África, bem como a possibilidade de reforço do diálogo e da cooperação entre esses intervenientes estiveram também em cima da mesa. Foram ainda discutidas as prioridades para o futuro das relações euro-africanas e de que forma será possível conciliar interesses divergentes, facilitar a realização de objetivos comuns e responder de forma efetiva aos desafios globais.

A conferência contou com a presença do antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, que assinou a estratégia conjunta UE-África na Cimeira de Lisboa durante a Presidência Portuguesa da União Europeia em 2007, na abertura, e com Rui Machete, atual Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português no encerramento. O seminário contou também as intervenções de reconhecidos intervenientes nesta matéria, entre os quais René KouassiObadiah Mailafia, chefe de gabinete do secretário-geral do grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), em Bruxelas e José Manuel Briosa e Gala, assessor do presidente da Comissão Europeia para África e para o Desenvolvimento no âmbito do G8.

A conferência “O jogo global mudou – qual o papel das relações Europa-África?” é organizada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pelo CEI-IUL – Centro de Estudos Internacionais do ISCTE/IUL, pelo European Centre for Development Policy Management (ECDPM); Europe-Africa Policy Research Network (EARN) e conta com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Consulte a E-publicação lançada em paralelo à conferência para a qual contribuíram diversos especialistas europeus e africanos com artigos, entrevistas e papers.

Outros documentos:

Programa da Conferência

Oradores | Participantes

Cartaz

Documentos oficiais da Cimeira UE-África 

 

Publicação de IMVF.
Spread the love