Encorajar o empreendedorismo junto das comunidades migrantes é o objetivo do concurso “Ideias em Grande”, que irá premiar as melhores ideias de negócio com um valor individual de 10 mil euros, aos cidadãos migrantes residentes na região da grande Lisboa, incluindo os municípios de Loures, Odivelas, Seixal e Amadora.
O apoio a ser concedido irá financiar serviços e despesas relativos à constituição de novos negócios (start-up’s), sendo também possível o apoio à expansão de um negócio já estabelecido. A seleção das propostas de negócios será feita por um júri composto por diversas entidades.
Para além do apoio financeiro, as iniciativas empreendedoras irão contar, também, com o acompanhamento técnico para a sua implementação, nomeadamente de assistência técnica e tutoria especializada em diversas áreas de finanças e economia.
O concurso “Ideias em Grande” integra-se no projeto europeu “Sem Fronteiras: Formar, Agir e Empreender”, financiado pela União Europeia e, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, em Portugal, em parceria com organizações congéneres italianas, espanholas e belgas, tendo por objetivo reforçar a integração de migrantes originários de países terceiros em Portugal, promovendo a sua segurança económica e independência financeira.
O prazo de candidaturas, inicialmente previsto para 30 de maio de 2014, foi prolongado para 1 de junho. As mesmas podem ser enviadas até 30 de maio de 2014 para info@imvf.org com a seguinte indicação no campo Assunto: Concurso Ideias em Grande, através do formulário disponível AQUI.
Créditos da fotografia exterior: Diogo Dalmaso Martins