CONVOCATÓRIA/CONCURSO

“A JUVENTUDE MOVE A EUROPA”
EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E NA POLÍTICA LOCAL

Organizadores
Fundo Andaluz de Municípios para la Solidariedade Internacional (FAMSI), Universidade de Málaga, Instituto Marquês de Valle Flôr (Lisboa), Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e a Associação In Loco (Algarve), Felcos Umbria e Cittadinanzattiva Umbria, no quadro do programa Juventude com Europa.

Objetivos
Esta convocatória/concurso tem o objetivo de recolher, reconhecer e divulgar experiências participativas dos jovens nos novos movimentos sociais surgidos nos últimos 5 anos, no sul da Europa, e que de alguma forma se entendem como novas formas de organização social da juventude, o que implicará:

  • Recolher e comparar experiências de participação social de jovens através das novas formas de organização social, de âmbito local, em países da União Europeia, especialmente em Espanha, Itália e Portugal.
  • Desenvolver estratégias para incentivar a participação dos jovens em movimentos sociais, mediante propostas efetuadas pelos próprios jovens.
  • Dotar os jovens de ferramentas para o exercício de uma cidadania mais participativa.
  • Desenvolver materiais para informar e sensibilizar outros jovens destas experiencias e como participar nelas.
  • Expandir o debate sobre estes processos e o papel dos jovens na criação de novas ferramentas para o fortalecimento democrático.

Participantes
A convocatória dirige-se a jovens oriundos de Espanha, Itália e Portugal, com idades entre os 16 e os 35 anos, que poderão apresentar-se a título individual, como coletivo.

Fundamentação

Embora não se tenha traduzido num movimento político com perspetivas de conquistar o poder, desde que surgiu a atual crise financeiro-económica, em 2008, estamos a assistir a uma multiplicação dos movimentos sociais, o que revela um sentimento profundo de cansaço da sociedade europeia enfraquecida pela crise e pelas medidas de austeridade dos governos atuais.
 
Estes movimentos, maioritariamente juvenis, expressam-se de uma maneira pacífica, não violenta, inspirando-se em vários movimentos gerais.
 
Os movimentos de protesto demonstram que as sociedades europeias e em particular a sua juventude está a ser seriamente comprometida pela crise social. Essa expressa o seu descontento face à situação que se está a viver e às medidas que têm sido adotadas pelos seu representantes políticos. Trata-se de movimentos que rejeitam a adoção de medidas de austeridade demasiado rígidas, de ajuste económico, numa Europa do Sul onde mais de 20% dos jovens menores de trinta anos se encontra desempregado.
 
Além disso, há que destacar o facto das redes sociais estarem a facilitar formas de organização espontânea das massas, sem necessidade de líder, de organização política, nem de programa.
 
Esta convocatória pretende reunir distintas experiências de participação de jovens, de Espanha, Itália e Portugal, em alguns dos movimentos sociais surgidos durante os últimos 5 anos, motivados pela situação de crise económica e financeira que se vive na Europa.
 

O projeto pretende organizar um intercâmbio de experiências entre os jovens participantes, permitindo assim a participação de atores da participação juvenil ligados a movimentos sociais (conselheiros e técnicos municipais, associações juvenis, jovens com perfil de líder).

 

Modalidade
Para este processo de concurso, os interessados deverão preencher a ficha que se encontra no final. Deverão, ainda, preparar uma apresentação ou exposição, num formato apelativo, de aproximadamente 30 minutos, para o Seminário Internacional, que terá lugar em Sevilha, Espanha.

Será valorizado o formato inovador e criativo da própria apresentação.

Será valorizado especialmente

  1. Caráter inovador da proposta e a sua vinculação direta com as condições específicas dos jovens.
  2. Propostas que impliquem a construção de uma cidadania ativa, exigente e consciente dos seus direitos e dos seus deveres.
  3. Propostas que desenvolvam os valores democráticos reais e que potenciem o conceito de cidadania.
  4. Propostas que fomentem uma sociedade mais crítica, reflexiva e inclusiva.

Júri

  • Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI), Andalucía.
  • Universidade de Málaga (UMA), Málaga.
  • Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) Lisboa.
  • Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Coimbra.
  • Associação In Loco, Algarve.
  • Felcos, Umbria.
  • Cittadin\anzattiva, Umbria.

Condições das propostas selecionadas

  • Será financiada a viagem e o alojamento para a sua participação no seminário internacional, que terá lugar em Sevilha, Espanha, em finais de setembro de 2014.
  • Ser-lhes-á solicitada a atribuição dos direitos sobre as apresentações para a sua possível publicação.

A ficha de candidatura pode ser encontrada AQUI, devendo ser enviada para:

In LOCO
À atenção de Nelson Dias
Avenida Liberdade nº101, 8150-101
São Brás de Alportel
Portugal
Tlf: +351.289840860
E-mail: op@in-loco.pt

Mais informações aqui: https://www.facebook.com/juventudmueveeuropa

Spread the love