É inaugurada no dia 25 de julho, na Ilha do Maio, em Cabo Verde, a queijaria Ribeira D. João. Com a mudança para novas instalações, o processo de fabrico e de embalamento deste produto típico do Maio, iniciado há três anos, será aperfeiçoado, respondendo ao desejo da comunidade, o que se refletirá também na qualidade de vida da população.

O projeto da queijaria Ribeira D. João é fruto da vontade de um grupo de mulheres que defende a tradição do seu local de origem e conta com o apoio da União Europeia, da Cooperação Portuguesa, da Câmara Municipal de Loures, do Instituto Marquês de Valle Flôr e da Câmara Municipal do Maio.

Na ocasião, será aberto ao público o Centro de Exposições do Forte de S. José, local privilegiado para promoção dos produtos do Maio, entre os quais o queijo da Ilha.

Estas ações visam contribuir, de modo decisivo, para o reforço das atividades geradoras de rendimento, um dos eixos de intervenção do projeto.

A iniciativa enquadra-se no Programa de Reforço dos Atores Descentralizados cujo objetivo principal é o de contribuir, através de uma intervenção integrada, para o reforço e capacitação do Poder Local e da sociedade civil destes países africanos de expressão lusófona.

O Programa de Reforço dos Atores Descentralizados é cofinanciado pela União Europeia no montante de 900,706.00 euros (75% do montante total) e conta com um valor de investimento total de 1.200.942,00€ durante quatro anos, tendo sido iniciado em 2011. Conta com o apoio da Cooperação Portuguesa e a dinamização do Município de Loures e do Instituto Marquês Valle Flôr em parceria com a Câmara Municipal do Maio e a Câmara Distrital de Água Grande.

Spread the love