O projeto “No Pintcha pa Desenvolvimentu” – Programa de Apoio aos Atores Não Estatais (UE-PAANE) organizou um conjunto de ateliês e encontros de reflexão com cerca de uma centena de organizações da sociedade civil guineense, entre 11 a 28 de agosto de 2014, com o objetivo de reforçar a colaboração entre a União Europeia e a sociedade civil da Guiné-Bissau.
Sindicatos, organizações não-governamentais, associações religiosas, universidades e centros de pesquisa, agrupamentos socioprofissionais, organismos comunitários, fundações e pessoas coletivamente organizadas foram algumas das entidades que participaram nesta iniciativa.
Estes encontros e seminários pretendem identificar as principais linhas de apoio por parte da União Europeia à sociedade civil guineense até 2017, reforçar a ação da União Europeia em prol da sociedade civil da Guiné-Bissau e apoiar de forma ainda mais eficaz a participação, inclusão e envolvimento da sociedade civil guineense no processo de desenvolvimento do país.
Estas ações vão ao encontro das prioridades da União Europeia sobre a sociedade civil, entre as quais se destacam: a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento da sociedade civil, o encorajamento da uma participação construtiva e estruturada da sociedade civil nas políticas internas dos países parceiros, assim como no ciclo de programação da União Europeia e nos processos internacionais e o reforço das capacidades da sociedade civil local de exercer o seu papel de ator local de desenvolvimento.
Prevê-se a continuação destes encontros e seminários durante o mês de setembro de 2014, com atividades dirigidas aos diferentes atores da sociedade civil guineense, aos representantes dos estados membros da União Europeia, e a outros parceiros do país ativos no setor.
Saiba mais sobre o projeto “No Pintcha pa Desenvolvimentu” – Programa de Apoio aos Atores Não Estatais (UE-PAANE), gerido na Guiné-Bissau pelo IMVF e pela CESO e financiado pela União Europeia aqui.