A reportagem especial da SIC “Médicos de São Tomé” sobre o trabalho do Instituto Marquês de Valle Flôr nas vertentes de Saúde, Educação e Segurança Alimentar em São Tomé e Príncipe foi galardoada com uma menção honrosa na categoria de meios audiovisuais com o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração da UNESCO.
Da autoria dos jornalistas Dulce Salzedas, Rafael Homem, Ricardo Tenreiro e Carla Gonçalves, a reportagem foi emitida em horário nobre pela SIC no dia 18 de dezembro de 2013 com uma audiência de 1 milhão e 150 mil espetadores.
A reportagem destacou o programa Saúde para Todos que, desde há 25 anos em São Tomé e Príncipe, tem permitido uma maior equidade no acesso aos cuidados de saúde e uma melhoria significativa dos indicadores sanitários do país. Um programa inovador de reconhecido interesse público pelo Ministério da Saúde de Portugal e de São Tomé e Príncipe considerado como boa prática de Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas. A reportagem deu igualmente destaque ao projeto de educação Escola + que promove a melhoria do ensino secundário no país e ao Projeto Descentralizado de Segurança Alimentar – PDSA II que contribuí para a segurança alimentar e nutricional da população em São Tomé e Príncipe.
Os Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração são atribuídos anualmente pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a Comissão Nacional da UNESCO e destinam-se a galardoar os melhores trabalhos jornalísticos sobre direitos humanos e integração que são publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses.