A primeira edição das Conferências de Lisboa tem lugar nos próximos dias 3 e 4 de dezembro de 2014, na Fundação Calouste Gulbenkian. Este é um evento internacional de periodicidade bienal que tem como objetivo promover o debate sobre o Desenvolvimento em Lisboa, cidade particularmente vocacionada para o lançamento desta iniciativa, dada a sua tradição multicultural e o papel de charneira na ligação da Europa com outros continentes.

A iniciativa e organização do evento é de um grupo de entidades da qual o Instituto Marquês de Valle Flor faz parte e que inclui ainda Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a Fundação Portugal-África (FPA), o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Sociedade Financeira de Desenvolvimento (SOFID) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Novas configurações estratégicas e ameaças à segurança, a crise de competitividade europeia, o peso e a influência de países emergentes, a sustentabilidade dos modelos de Desenvolvimento ou o notável crescimento das economias africanas são fatores que tornam os desafios do Desenvolvimento mais globais, interdependentes e complexos. Nestes dois dias, estarão em debate temas como as dinâmicas internacionais e o seu impacto no desenvolvimento, a sustentabilidade e os limites do crescimento, ou o financiamento do desenvolvimento. As conferências visam influenciar agendas políticas e têm por público-alvo decisores políticos e empresariais, gestores, académicos, jornalistas e sociedade civil.

O patrono das conferências e Presidente da Comissão Organizadora é Luís Amado, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros. A 1ª Conferência de Lisboa tem a participação de oradores provenientes de 12 países. José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia (2004-2014), Vuk Jeremic, Presidente da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa (1996-2006) e Neven Mimica, Comissário para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da União Europeia são alguns dos oradores. A participação na Conferência é gratuita, mediante inscrição.

Mais informações, programa e inscrições em www.conferenciasdelisboa.com

Facebook: www.facebook.com/pages/Conferências-de-Lisboa/726612704081415 

Spread the love