Parar. Olhar. Escutar. Agir. Foram estas as palavras-chave que marcaram o arranque da 4ª reunião de coordenação do projeto implementado em Portugal pelo IMVF, Museu Mundial, em  Nuremberga de 21 a 23 de janeiro de 2015.

Os 10 parceiros envolvidos na promoção da cidadania global nos museus, na República Checa, Hungria, Alemanha e Portugal apresentaram e analisaram os processos de aprendizagem e as metodologias desenvolvidas na criação de 20 instalações dedicadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em alguns dos principais museus europeus.

Igualdade de género, luta contra a fome e pobreza, acesso à saúde, comércio justo, sustentabilidade ambiental, exploração de recursos minerais, reciclagem e reutilização, educação e promoção da saúde materna e infantil são alguns dos temas já abordados nas instalações visuais, sonoras e multimédia em alguns dos principais museus europeus.

Na República Checa, o foco artístico incidiu sobre arte reciclada e o humor como ferramenta de análise social. Na Alemanha, o Museu de História Natural desenvolveu instalações com destaque para a sustentabilidade ambiental e exploração de recursos naturais. Na Hungria, as 5 instalações dedicadas aos ODM já implementadas reforçam a análise das interligações glocais, assim como em Portugal, onde as instalações procuram consciencializar os visitantes para as temáticas do Desenvolvimento.

Com o processo de criação ainda a decorrer foi possível partilhar novas ideias, dinâmicas e temáticas que podem ser aplicadas em futuras instalações que permitam mobilizar os visitantes dos museus para a adoção de comportamentos socialmente mais justos, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis. Porque os museus têm uma relevância social ainda pouco explorada, é fundamental garantir que são identificados enquanto atores importantes no processo de Desenvolvimento e na promoção da Justiça Social.

O IMVF coordena em Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Câmara Municipal de Loures, o projeto europeu Museu Mundial. Este projeto inovador em Portugal tem como objetivo contribuir para a disseminação e implementação dos ODM e da nova agenda do desenvolvimento em museus.

Conheça as instalações já inauguradas sobre os ODM no Museu Municipal de Loures/ Quinta do Conventinho aqui.

Saiba mais sobre o projeto Museu Mundial aqui e acompanhe o facebook em Connected for a Better World

Spread the love