“O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro” é o tema do Ano Europeu para o Desenvolvimento em 2015. O IMVF alia-se a instituições públicas e a organizações da sociedade civil portuguesas com a coordenação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para chamar a atenção, através da intervenção nos países lusófonos e em Portugal, sobre as questões relacionadas com a cooperação e a ajuda ao desenvolvimento.
O arranque oficial do Ano Europeu para o Desenvolvimento em Portugal decorreu no dia 14 fevereiro na cidade do Porto numa cerimónia que contou com a presença do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Paula Laborinho e da Embaixadora do Ano Europeu para o Desenvolvimento, Cláudia Semedo. O IMVF marcou presença neste evento através do Administrador Executivo, Carlos Telles de Freitas.
Anualmente a União Europeia escolhe um tema destinado a sensibilizar os cidadãos europeus e os governos nacionais para as questões relacionadas com esse assunto. Contribuir para informar, sensibilizar e promover o interesse, a participação e o pensamento crítico dos cidadãos portugueses no que diz respeito às políticas de cooperação para o desenvolvimento da União Europeia e dos Estados-Membros, para os seus resultados e benefícios é o principal objetivo deste Ano Europeu dedicado ao Desenvolvimento.
O Ano Europeu para o Desenvolvimento coincide com o fim dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e marca o início, por mais quinze anos, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da nova Agenda de Desenvolvimento Global até 2030.
Cada mês do ano está associado a um tema: janeiro foi o mês da Europa no mundo, fevereiro foi dedicado à Educação, março é o mês das Mulheres e Crianças, abril da Saúde, maio da Paz e Segurança, junho do Crescimento Sustentável, Emprego Digno e Empresas, junho das Crianças e Juventude, agosto da Ajuda Humanitária, setembro da Migração e Demografia, outubro da Segurança Alimentar, novembro do Desenvolvimento Sustentável e dezembro dos Direitos Humanos.
Em Portugal, estão a ser preparados vários eventos associados a este ano, entre os quais uma exposição de rua itinerante de fotografias sobre as temáticas do Desenvolvimento, prémios de jornalismo e para trabalhos académicos de investigação nacionais na área da Cooperação e da Educação para o Desenvolvimento, uma conferência internacional com o objetivo de contribuir para o debate sobre os grandes desafios do Desenvolvimento e que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em abril.
Os Dias Europeus do Desenvolvimento, no início de junho, serão um dos pontos altos deste ano, altura em que decorrerá em Bruxelas o fórum de alto nível sobre Desenvolvimento e Cooperação Internacional, que vai debater soluções para que os estados-membros e os cidadãos possam ter um papel ativo na erradicação da pobreza e na defesa dos direitos humanos no mundo.
Saiba mais sobre o Ano Europeu para o Desenvolvimento aqui e no facebook
Foto: Ano Europeu para o Desenvolvimento