O Instituto Marquês Valle Flôr e o Ministério da Saúde de Cabo Verde assinaram um memorando de intenções com o objetivo de promover a consolidação do Serviço Nacional de Saúde de Cabo Verde, aperfeiçoando o sistema de telemedicina já existente, reforçando a cobertura das especialidades médicas e a formação do corpo clínico local de forma a reduzir as evacuações sanitárias.

O protocolo foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Dr. Paulo Telles de Freitas e pela Ministra-Adjunta da Saúde de Cabo Verde, Dra. Maria Cristina Fontes Lima, no dia 24 de março, na cidade na Praia em Cabo Verde. O documento enquadra-se no protocolo de colaboração técnica celebrado entre os Ministérios da Saúde de Portugal e de Cabo Verde, em dezembro de 2014, na sequência da III Cimeira Luso-Cabo-Verdiana, que reconhece a importância de aprofundar a cooperação no domínio da saúde.

A telemedicina, enquanto plataforma de assistência e acompanhamento de doentes à distância, surge como eixo de intervenção prioritário. A experiência do IMVF em São Tomé e Príncipe no quadro do programa Saúde para Todos tem mostrado uma significativa melhoria dos indicadores de saúde no país e uma clara redução das despesas do Estado com as evacuações sanitárias, evitando custos financeiros, sociais e humanos associados às deslocações de doentes. Outro aspeto que este memorando prevê é a existência de missões regulares de diferentes especialidades médicas ao terreno, permitindo a equidade de acesso a cuidados de saúde e a realização de ações de formação teórico-práticas dirigidas aos profissionais de saúde cabo-verdianos.

Até ao final do mês de abril, o IMVF, em articulação com o Ministério da Saúde de Cabo Verde, vai elaborar um plano de ação conjunto, que depois de validado pela Direção Geral da Saúde, será apresentado aos parceiros e entidades de referência.

Spread the love