Workshops, mesas redondas, exibição de um documentário, atividades pedagógicas para escolas e famílias e formações dirigidas a técnicos municipais e Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) são algumas das iniciativas que vão decorrer ao longo da semana de inauguração oficial das instalações dedicadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), desenvolvidas no âmbito do projeto implementado pelo IMVF em Portugal, Museu Mundial, entre os dias 24 a 30 de maio no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.
As instalações visuais, sonoras e multimédia associadas a cada ODM alertam para temas relacionados com a luta contra a fome e pobreza, o acesso à educação e à saúde, a promoção da igualdade de género, a educação e promoção da saúde materna e infantil, a sustentabilidade ambiental, o comércio justo, entre outros. A inauguração oficial decorre no dia 26 de maio, a partir das 10:30 horas com uma visita guiada às instalações integradas na exposição permanente do museu, e situadas em espaços como a biblioteca, a sala das alfaias agrícolas ou o pombal.
Ao longo da semana, os visitantes poderão participar em workshops de reutilização de plásticos e de costura criativa, assistir ao documentário “China Blue” sobre as duras condições de trabalho de uma jovem numa fábrica chinesa de calças de ganga, participar em mesas redondas sobre educação para o desenvolvimento sustentável, comunicação acessível em museus e partilha de boas-práticas entre serviços educativos de diversos museus, bem como outras atividades dirigidas a escolas, famílias, técnicos municipais e ONGD.
O projeto
O Instituto Marquês de Valle de Flôr coordena em Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Loures e o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o projeto europeu Museu Mundial financiado pela União Europeia e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Este projeto inovador em Portugal tem como intuito contribuir para a disseminação e implementação dos ODM e da nova agenda do desenvolvimento nos museus. Através de instalações e atividades pedagógicas já disponíveis no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho procura-se despertar consciências e sensibilizar para a Cidadania Global, pilar fundamental da política e dos processos de desenvolvimento.
Até ao final do mês de maio, vão ser inauguradas outras instalações nos museus dos restantes países onde o projeto Museu Mundial está a ser implementado: no Museu de História de Budapeste e no Museu Ferroviário Húngaro (Hungria), no Museu de História Natural de Nuremberga (Alemanha) e no Museu Agrícola de Praga (República Checa), com o apoio das organizações EDUCON Praga, HBAid – Hungarian Baptist Aid, DEAB – Dachverband Entwicklungspolitik Baden-Württemberg e Finep.
O que são as instalações ODM?
São peças pensadas e construídas pela equipa do projeto Museu Mundial e dispostas em locais estratégicos do Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho dedicadas a cada um dos oito ODM. Estas instalações procuram alertar os visitantes para alguns dos principais desafios mundiais, tais como a erradicação da pobreza, a melhoria da saúde materna, a promoção da educação universal, a igualdade de género e a defesa da sustentabilidade ambiental.
Saiba mais aqui e em Connected for a Better World