O seminário “A Descentralização no espaço da CPLP e o impacto no Desenvolvimento Local” organizado no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente vai decorrer no próximo dia 2 de junho, a partir do 12.30 horas na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa em Lisboa.
O fortalecimento do papel dos municípios portugueses e europeus enquanto atores do desenvolvimento e o reforço do seu envolvimento em iniciativas de cooperação para o desenvolvimento e cidadania global tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, procurando contribuir para o aumento de capacidades dos governos locais de países parceiros, fortalecendo os respetivos processos de descentralização e desenvolvimento local e contribuindo para a redução da pobreza e cumprimento de objetivos de desenvolvimento internacionais.
Considerando a sua presença no terreno, o seu conhecimento das necessidades locais e a sua experiência e competências em matéria de desenvolvimento territorial favorável à criação de condições e serviços básicos para a redução da pobreza, os municípios detêm a capacidade de maximizar os resultados das iniciativas de desenvolvimento – reforçando, em simultâneo, processos de boa governação no seu próprio território, assegurando a aproximação e efetiva participação dos respetivos cidadãos em iniciativas locais.
A abertura do evento ficará a cargo da Presidente da RICD – Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, Susana Amador e da Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Paula Laborinho.
O primeiro painel “A importância do Poder Local no Desenvolvimento do Território” vai contar com a participação do Presidente da Câmara Distrital de Água Grande (São Tomé e Príncipe), Ekeneide Lima, da Embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Lichale, do Secretário-Geral da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Vítor Ramalho e António Zurita, da Rede Espanhola CONFOCOS – Confederación de Fondos de Cooperacion y Solidaridad, e será moderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.
O segundo painel tem como tema “A Cooperação Descentralizada e o Trabalho em Rede” e vai contar com a participação do Presidente da Câmara Municipal do Maio (Cabo Verde), Manuel Ribeiro, do Prof. do ISCTE, Rogério Roque Amaro, de Catarina Lopes, da Fundação Fé e Cooperação e de Massimo Porzi, da Rede Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, e será moderado pela Deputada da Assembleia da República, Mónica Ferro.
A sessão de encerramento ficará a cargo do Vereador da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho, da Embaixadora do Ano Europeu para o Desenvolvimento, Cláudia Semedo e do Secretário Executivo CPLP, Murade Murargy, seguindo-se um momento cultural de dança guineense.
PROGRAMA
Confirme a sua participação até dia 29 de maio para os seguintes e-mails: cd.aricd@gmail.com ou hribeiro@imvf.org
Este evento realiza-se no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: educação global para uma cooperação mais eficiente”, implementado pela Câmara Municipal de Loures em parceria com o IMVF e com a Câmara Municipal do Seixal e cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Saiba mais sobre este projeto aqui.