O Instituto Marquês de Valle Flôr e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa assinaram um protoloco que visa o desenvolvimento de atividades de cooperação em vários domínios entre as duas instituições, no dia 22 de maio de 2015, na reitoria do ISCTE-IUL, em Lisboa.

Na assinatura deste protocolo estiveram presentes o presidente do conselho de administração do IMVF, Dr. Paulo Freitas, o administrador executivo do IMVF, Sr. Vítor Martins, o diretor de projetos do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, o coordenador da área de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento do IMVF, Doutor Fernando Jorge Cardoso, o reitor do ISCTE-IUL, Prof. Doutor Luís Antero Reto e a diretora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, Profª. Doutora Clara Carvalho.

Este protocolo prevê a definição e concretização de propostas de candidatura em domínios de interesse comum, conjuntas ou em parceria com outras entidades, a realização de cursos, ações de formação e estágios, bem como a organização conjunta de congressos, colóquios, seminários ou outros eventos, estabelecendo-se assim uma importante ponte entre a universidade, a indústria e as instituições da sociedade civil, uma das prioridades do novo quadro europeu e do Horizonte 2020.

A primeira iniciativa de cooperação estabelecida entre as duas entidades é a realização de um Curso de Verão designado “Global Challenges” sobre os principais desafios globais que se colocam ao Desenvolvimento internacional, enquadrado no âmbito do projeto Conferências de Lisboa, do qual ambas as instituições são parceiras, e organizado pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL.

O curso, que vai decorrer entre os dias 14 e 19 de setembro de 2015 (com a duração de 20 horas), no Instituto para as Politicas Públicas e Sociais do ISCTE-IUL, tem como objetivo analisar e debater os desafios, as oportunidades e as ameaças à globalização, às políticas públicas e ao Desenvolvimento e vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais, tais como Luís Amado (professor convidado do ISCSP-UTL, presidente da comissão organizadora das Conferências de Lisboa e chairman do BANIF), José Manuel Félix Ribeiro (investigador colaborador da Fundação Calouste Gulbenkian), Robert Kappel (professor, presidente emérito, GIGA – German Institute of Global and Area Studies, Hamburgo), Alfredo Valladão (professor, Sciences-Po, Paris, Chris Alden (professor, LSE – London School of Economics and Political Science, Londres), entre outros.

As inscrições estão a decorrer até ao dia 1 de setembro de 2015.

Consulte o programa aqui.
Candidaturas e mais informações aqui.

Spread the love