O IMVF, a Delegação da União Europeia e o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau estiveram juntos na entrega dos diplomas relativos às formações em Ecografia Obstétrica e em Cuidados Obstétricos Neonatais de Urgência realizadas no âmbito do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil (PIMI). A cerimónia decorreu na manhã do dia 8 de julho de 2015, em Bissau e foi presidida pela Ministra da Saúde Pública guineense, a Dra. Valentina Mendes.

Estas formações tiveram lugar nas regiões de Biombo, Cacheu, Farim e Oio, entre novembro de 2014 e fevereiro de 2014 (Ecografia Obstétrica) e entre janeiro e março de 2015 (Cuidados Obstétricos Neonatais de Urgência) e contaram com 80 formandos da área da saúde materno-infantil, oriundos das unidades de saúde das referidas regiões. As formações foram levadas a cabo pelo IMVF em parceria com as Direções Regionais de Saúde do Ministério da Saúde Pública guineense.

O projeto PIMI tem como principal objetivo diminuir em 25% a mortalidade materno-infantil, através da promoção de práticas familiares essenciais, do aumento de consultas pré e pós-natais, partos e consultas de crianças de idade inferior a 5 anos nos Centros de Saúde e Hospitais Regionais das regiões de Cacheu, Biombo, Oio e Farim e tem como beneficiários toda a população residente nestas 4 regiões (cerca de 530 mil pessoas), em particular crianças menores de 5 anos e as 117 mil mulheres em idade fértil, bem como os cerca de 350 profissionais de saúde afetos às 45 estruturas de saúde (centros de saúde, centros materno-infantis e hospitais regionais).

Este projeto que procura, de forma integrada, melhorar a capacidade de resposta do sistema nacional de saúde, aumentado a disponibilidade e a qualidade dos cuidados materno-infantis é implementado pelo IMVF, pelo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Entraide Médicale Internationale (EMI) e financiado pela União Europeia com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love