No dia 3 de julho, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), Dr. Paulo Freitas esteve reunido com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Dr. Paulo Speller, na sede do IMVF, com o objetivo de fortalecer o trabalho conjunto entre ambos os organismos.
 
Durante a reunião foram apresentadas algumas iniciativas que estão a ser desenvolvidas tanto pelo IMVF, como pela OEI. Entre as iniciativas apresentadas constaram da parte do IMVF os cerca de 30 projetos nas áreas de intervenção de Educação para o Desenvolvimento, Cooperação para o Desenvolvimento, Cooperação Descentralizada, Ajuda Humanitária e de Emergência e Assistência Técnica, onde se destacaram os projetos Escola + fase II e o Projeto Descentralizado de Segurança Alimentar (PDSA II), ambos desenvolvidos em São Tomé e Príncipe e o Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil (PIMI), implementado na Guiné-Bissau.
 
Da parte da OEI, o projeto apresentado foi o “Projeto da Iberofonia”, constituído por cinco iniciativas diferentes de desenvolvimento, como a “Luzes para Aprender”, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade educativa das escolas rurais isoladas, assim como para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades a que pertencem, e como a “Formação de professores de língua portuguesa como segunda língua”, cujo objetivo é difundir o ensino da língua portuguesa como segunda língua nos PALOP e em Timor-Leste, dentro de uma concepção que abrange a linguagem oral e a introdução e o desenvolvimento da leitura e da escrita.
 
Nos acordos definidos está a possibilidade de ambas as instituições organizarem possíveis linhas de trabalho conjunto e a apresentação de uma proposta para um projeto de desenvolvimento, tendo como componentes da intervenção a energia renovável, conetividade, formação docente, fortalecimento comunitário e a sustentabilidade.
 
Na reunião estiveram também presentes o Dr. Ahmed Zaky e o Dr. Vítor Martins, Diretor de Projetos e Administrador Executivo do IMVF respetivamente, e a Dra. Patricia Pereyra Blancas, responsável pela área de programas educativos e dos PALOP e de Timor-Leste da OEI.
Spread the love